Dia a dia de produções

Salve, salve, boa tarde!

Em meio aos trabalhos e reuniões com a Oi Kabum! e com o Cineclube Bamako, tenho procurado fazer produções rápidas para, além de exercitar a criação, experimentar novos dispositivos. Nas últimas semanas fiz alguns materiais gráficos e vídeos “caldo de cana”, desenvolvendo a criatividade de forma simples e com recursos mínimos.

Um deles foi o panfleto virtual para o CCJ Recife, com a programação de oficinas e exposições que o centro de comunicação e juventude estava desenvolvendo. O gráfico foi feito inteiramente no Ipad com um aplicativo para IOS, SimplyMPress. Foi um pouco complicado, pois, embora tivesse boas opções para criação, a usabilidade não era tão boa, o que acabou retardando um pouco a finalização. Veja abaixo:

ccjrecife

Outro material gráfico que acabei de fechar foi uma marca para o projeto Brincadeira de Criança, que está sendo desenvolvido pela ONG Auçuba – Comunicação e Educação, na qual trabalho (o Auçuba é quem realiza a Oi Kabum! Recife). Trabalhando com ferramentas mais comuns – software gráfico em um notebook – a ideia foi trabalhar elementos do audiovisual e tecnologia com o imaginário das brincadeiras tradicionais da infância como o pião e o telefone de copo descartável. O pessoal do Auçuba curtiu, em breve serão feitas peças baseadas na marca.

brincadeira de crianca vs 2-02

E na semana passada a Federação Pernambucana de Cineclubes realizou um mutirão para organização da sede e acomodação do acervo. Como coordenador de memória fiz um pequeno registro em vídeo e a edição, também com o Ipad. Desta vez utilizei os aplicativos Cinamatic, que cria belas texturas com “cara de cinema”; e o CuteCut, que é um ótimo editor de vídeo para tablet, bastante intuitivo e com variados recursos. O resultado você pode ver logo acima, no inicio do texto.

A grande vantagem de experimentar estas produções rápidas é poder inserir a produção em design e audiovisual no cotidiano. Por conta do tempo nem sempre é possível realizar tudo que gostaria de fazer. Porém a partir das possibilidades com mídias móveis dá pra juntar o útil e o agradável, experimentando novas criações e cumprindo as demandas “oficiais”. Em breve farei mais dessas pequenas produções, irei colocando por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s